segunda-feira, 30 de abril de 2012

Óleo de Côco e seus benefícios


Conhecida como a “árvore da vida”, o maravilhoso fruto do coqueiro tem ácidos graxos como o ácido láurico e monoglicerídeos, semelhante ao leite materno. Seu óleo, após o leite materno é a maior fonte na natureza em ácidos graxos de cadeia média (MTC), que aumentam o metabolismo do corpo.
Ácido láurico é conhecido por ser antivírus, antifúngico e antibacteriano, fortalecendo o sistema imunológico contra infecções, doenças e más bactérias.
óleo de coco extra-virgem é ideal para cuidar da pele, combatendo os radicais livres. Como você sabe, os radicais livres causam danos permanentes aos tecidos da pele causando envelhecimento precoce da pele. Além disso, o óleo de coco virgem não evapora de imediato como a água e tem a capacidade de penetrar na estrutura da célula formando uma camada protetora.

Benefícios do óleo de côco para pele

Hidratante: Segundo estudos, concluiu-se que “O óleo de coco é tão eficaz e seguro como o óleo mineral quando usado como um creme hidratante.”
O óleo de coco melhora a hidratação e aumenta os níveis de lipídios da pele.
Ajuda também no combate à celulite.
Tratamento da acne: O ácido láurico encontrada no óleo de coco é anti-bacterianas, anti-viral e anti-fúngico. Diversas pessoas têm utilizado com sucesso o óleo de coco para tratar de tudo, desde eczemas e assaduras à psoríase e infecções fúngicas.
Combate as rugas: O óleo de coco reduz nossa necessidade de vitamina E, combatendo os radicais livres, fortalecendo a pele subjacente tecidos conjuntivos, ajuda a evitar os danos do sol.
Em pasta (estou usando agora)

Benefícios do óleo de côco no organismo

*Seu uso regular melhora a saúde geral e ajuda a reduzir o colesterol.
*É um alimento termogênico, ou seja, acelera o metabolismo.
*Inibe o apetite. Adicionando óleo de coco virgem em sua dieta, você se sentirá mais saciada e comerá  menos.
*Possui propriedades antivirais, ajuda a combater desde o resfriado comum a vírus graves revestidos de lipídeos, como o HIV e herpes!
*Controla o diabetes pois ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
*Protege as células do coração e problemas na tireóide.
*Alivia os sintomas da menopausa e síndrome pré-menstrual (TPM)

Contra-indicações e efeitos colaterais

O óleo de coco virgem é um alimento com baixo potencial alergênico e, de uma maneira geral, não possui contra-indicações quando consumido na quantidade de 30-45 ml/dia. Em doses acima disso, pode causar diarréia como efeito colateral mais relatado. Se isso ocorrer, descontinue o uso. Em caso de doenças, converse com seu médico antes de usar esse alimento.

ÓLEO DE COCO VIRGEM ORGÂNICO PODE REDUZIR GORDURA ABDOMINAL

O óleo de coco é comumente dividido em duas amplas categorias: refinado e virgem. O óleo refinado é tipicamente obtido do coco seco, chamado de copra. O óleo de coco virgem é obtido a partir de cocos frescos. Como elevadas temperaturas e solventes químicos não são empregados, o óleo virgem mantém seus fitoquímicos naturais, responsáveis pelos seus suaves sabor e aroma. Estudos recentes realizados em animais, conduzidos na Índia, comparando óleo de copra (refinado) com óleo de coco virgem, demonstraram que os animais que utilizaram óleo virgem apresentaram efeitos benéficos significantemente superiores ao do óleo de copra nos seguintes parâmetros:

 • Redução dos níveis de colesterol total, fosfolipídeos e LDL-c;
 • Aumento nos níveis tissulares e séricos de HDL-c;
 • Efeito antitrombótico, avaliado através de dosagens de fibrina, fibrinogênio, fator V, 6-ketoPGF1α e tempo de protrombina;
 • Ação antioxidante: o óleo de coco virgem promoveu redução da peroxidação lipídica tanto in vitro como in vivo.
Propriedades Termogênicas
 Em média, 2/3 dos ácidos graxos do óleo de coco são triglicerídeos de cadeia média (TCM). Após absorção intestinal, os TCM são transportados diretamente para o fígado, através do sistema porta, onde são beta-oxidados aumentando a termogênese pós-prandial8.

Um estudo realizado na Escola de Nutrição e Dietética Universidade de McGill, no Canadá, que avaliou o gasto energético e a composição corporal de 24 homens com IMC entre 25-31 kg/m2, através de calorimetria indireta e de ressonância magnética nuclear, verificou que o consumo de uma dieta rica em TCM durante 28 dias reduz a gordura abdominal em homens, possivelmente devido ao aumento do gasto energético, somado a um efeito sacietógeno. Um trabalho recente conduzido no Centro de Pesquisa de Obesidade e na Universidade de Columbia, em Nova York, avaliou a perda de peso corporal e a redução da massa gorda total e abdominal em 49 indivíduos submetidos a um programa alimentar de redução de peso, que consumiram azeite de oliva ou TCM, como parte de suas dietas. O consumo de TCM resultou em maior perda de peso e maior redução de gordura em relação ao azeite de oliva. Hormônios incluindo a colecistoquinina, peptídeo YY, peptídeo inibitório intestinal, neurotensina e polipeptídeo pancreático, têm sido propostos como agentes atuantes nos mecanismos pelos quais os TCM induzem à saciedade. Uma pesquisa realizada por Guo e colaboradores verificou que culturas de adipócitos tratados com ácido caprílico obtiveram uma inativação do PPAR- (receptor gama ativado por proliferador de peroxissomos) o que pode contribuir para a downregulation de genes lipogênicos dos adipócitos. Alguns autores também propõem que a administração de TCM possa modular a ação da grelina, indicando um outro efeito metabólico importante no combate à redução de peso corporal. A quantidade de TCM empregada nesses estudos varia desde 10g/dia até 48g/dia.

O óleo de coco virgem pode ser utilizado como tempero de saladas, adicionado a “shakes”, misturado em granola, iogurte, salada de frutas, etc. Pode também substituir os outros óleos utilizados na cozinha ou ser empregado em qualquer outro preparo culinário idealizado pelo consumidor. Pode-se também, tomar direto da colher, após as refeições.

Idealmente, o óleo de coco deve ser comprovadamente virgem e preferencialmente orgânico. 
Há óleo de côco em capsulas também, para você tomar diariamente. Mas alguns dizem que o efeito não é o mesmo que consumir o óleo normal. 

Abaixo você tem a oportunidade de ver mais sobre o assunto. Informação nunca é demais, não é mesmo? (Vídeos e matéria)

Aproveite a dica e se tiver a oportunidade de experimentar. Conte para o SEMENTE o que achou, ok?
Beijos e até mais ;-)

Óleo de CÔCO no Globo Repórter, exibido em 2011


Óleo de Côco  no programa da Ana Maria Braga, MAIS VOCÊ


Veja esta pesquisa com óleo de côco que deu certo:
Fonte:

2 comentários:

  1. Como aqui em Londres eh dificil achar coco verde, compro o coco maduro e bebo a agua dele no canudinho (como no coco verde)...eh uma delicia!!

    ResponderExcluir
  2. Olhaaa, que legal Letícia ;-) E é fácil de encontrar aqui em Londres? Onde podemos achar por aqui para comprar??? Beijãoooooo

    ResponderExcluir