quarta-feira, 25 de abril de 2012

Proteína da SOJA


Agora vamos saber um pouquinho mais sobre a PROTEÍNA DA SOJA. Mais um ingrediente que é utilizado na receita do BOLO SAUDÁVEL. Quais os benefícios que esta proteína pode trazer a sua saúde? É o que vamos saber. Vale a pena você tirar um pouquinho do seu tempo para ler ;-)

A proteína da soja é uma alternativa natural e saudável de se obter proteína não-animal em sua dieta. Ela é uma proteína completa, de alta qualidade e digestibilidade. Normalmente, possui um teor de gordura muito baixo, assim como de colesterol e lactose.
Mais do que apenas um ingrediente para um shake protéico, a proteína de soja (proteína da soja) pode ser usada em diversas receitas para produzir alimentos ricos em proteína e com pouca gordura.
A proteína de soja possui importantes componentes, como a saponina, que atua na manutenção de um bom sistema imunológico e se combina com o colesterol para reduzir sua absorção no intestino. Também é encontrado na proteína da soja o fitosterol, substância que tem demonstrado reduzir os níveis de colesterol. Segundo a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, “o consumo diário de no mínimo 25 g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis".
As isoflavonas da soja não apenas têm demonstrado seus efeitos antioxidantes, como também seus benefícios positivos para a manutenção da saúde em homens e mulheres. (Mas o que é isoflavona? são compostos orgânicos naturais (metabólitos secundários) de origem vegetal pouco distribuídos na natureza, presentes principalmente na famíliaFabaceae, sendo abundantes na soja (Glycine max Merr.) e em seus derivados[1]. Estes compostos apresentam efeito estrogênico por apresentarem semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos, encontrados em maior concentração nas mulheres). 
MAIS SOBRE A PROTEÍNA DA SOJA
soja é razão de grandes pesquisas no meio científico por ser considerada um alimento funcional. 
Alimento funcional é aquele que contém substâncias bioativas, ou seja, compostos que trazem benefícios à saúde, nutrientes essenciais para uma vida saudável, além de contribuir com a redução de doenças crônicas.
Estudos clínicos e epidemiológicos mostram que as populações asiáticas, principalmente China e Japão, que consomem uma alimentação rica em soja, apresentam menos sintomas de síndrome do climatério, sofrem menos de osteoporose, afecções cardiovasculares e alguns tipos de câncer que populações que consomem a chamada "dieta americana". Isso motivou diversas pesquisas para se conhecer os mecanismos de ação dos compostos naturais que se encontram nos alimentos, principalmente na soja.

A soja possui proteína vegetal de alta qualidade, como também fibras, ácidos graxos poliinsaturados e isoflavonas. As isoflavonas pertencem à família dos polifenóis. Uma propriedade comum dos polifenóis é a sua atividade antioxidante. Contudo, as isoflavonas apresentam estrutura química semelhante aos estrógenos humanos, e por apresentarem atividade estrogênica, essas substâncias são comumente referenciadas como fitoestrógenos. 


O efeito fisiológico mais bem documentado da soja é a diminuição do colesterol. 

Recentemente, vários estudos de curto prazo têm demonstrado resultados benéficos da substituição da proteína animal pela proteína de soja no tratamento de nefropatias, reforçando o conceito de que não apenas a quantidade, mas o tipo de proteína consumida afeta as mudanças no fluxo sangüíneo renal, resistência glomerular e função renal. 


O consumo de soja pode ter efeito favorável na nefropatia diabética pelo seu impacto nos níveis de lipídeos séricos.
Os efeitos da soja nos riscos cardiovasculares podem também ser mediados pelo impacto na gordura abdominal

As isoflavonas podem prevenir o acúmulo de gordura na região abdominal com efeitos significantes na gordura total. Esses achados podem ter importantes implicações na prevenção da resistência à insulina e doença cardiovascular.

A imunidade ativada e inflamação são relevantes fatores na patogênese do diabetes e suas complicações microvasculares. O declínio nos fatores de risco cardiovasculares e de função renal no grupo soja podem ser explicados também por melhoramentos no estado inflamatório.

Alguns produtos que contém proteína de soja:
Carne de soja;
Farinha de soja;
Farelo de Soja;
Leite de soja, em pó ou liquido, etc

FARINHA DE SOJA PRETA

Estudiosos dizem que a farinha de soja preta é excelente para quem quer manter a forma. Não custa nada saber mais a respeito e provar, né? Veja só o que dizem sobre a FARINHA DE SOJA PRETA.



A farinha de soja preta pode fazer milagres por você! "Ela é rica em isoflavonas e antocianinas, substâncias importantes para combater a perda de peso, colesterol alto e até câncer", diz a nutricionista Natália Dourado.

Um estudo da Universidade Hanyang, na Coreia do sul, comprovou: o grupo que passou 28 dias consumindo soja preta absorveu 50% menos gordura em comparação ao grupo que não consumiu - e com redução de 60% do nível do colesterol ruim!

Os incríveis benefícios da soja preta


- Emagrece
A casca da soja preta tem um fitoquímico poderoso, a antocianina. O estudo coreano provou que tal substância age nos adipócitos (células que armazenam gordura no corpo) ajudando na produção de uma substância que queima a gordura armazenada nessas células. Com isso, você emagrece.

- Tira a fome A farinha da soja preta tem alto teor de fibras responsáveis por dar saciedade. Você fica satisfeita rapidamente e demora para ter fome outra vez.

- Dá mais disposição
É rica em proteína, substância essencial para transportar as vitaminas no corpo, combatendo a fraqueza e a anemia.

- Evita doenças
Três substâncias poderosas da soja preta ajudam a prevenir diversas doenças. A isoflavona é anticardiogênica, ou seja, evita o câncer. As antocianinas previnem o câncer de mama e também ajudam a reduzir os níveis de colesterol. No estudo, o grupo que consumiu soja preta teve nível 60% mais baixo do LDL (colesterol ruim) que o grupo que não consumiu. E as antocianinas ainda melhoram os valores de HDL (colesterol bom), amenizando o risco de doenças cardíacas, como infarto e trombose. Por fim, o zinco combate gripes e resfriados, pois melhora nosso sistema imunológico, deixando as células de defesa mais fortes.

- Previne rugas Radicais livres são células que involuntariamente produzimos o tempo todo e que, com o passar do tempo, levam ao envelhecimento da pele. As isoflavonas e as antocianinas são antioxidantes, ou seja, agem contra esses radicais livres e retardam o processo de envelhecimento.

- Combate a TPM e sintomas da menopausa
As isoflavonas aliviam a TPM e também os sintomas da menopausa, pois possuem estrutura química parecida com a do estrógeno - o hormônio feminino que fica reduzido nessa fase. 


Gostou de saber mais sobre a Proteína da Soja?
Além do BOLO SAUDÁVEL em breve vamos postar aqui mais receitas com esta proteína para variar o seu cardápio.
Cuide-se ;-)

 Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário