domingo, 22 de abril de 2012

Contagiando a grande família

Esta história de "ser saudável" contagia, (eu não disse?). Esta semana tive uma agradável surpresa. Meu marido e eu decidindo o que iamos almoçar (estavamos com vontade de comer salmão) me disse: "Que tal fazer de salada beterraba ralada? Mas tem que ser com a casca, porque é na casca que estão a maior quantidade de nutrientes".


 Não é para se encher de orgulho? 


Então fui pesquisar mais sobre a beterraba. E descobri muitas coisas, especialmente que a maior fonte de nutrientes está nas folhas da beterraba.


Vejam o que mais eu descobri sobre a beterraba.


A beterraba é muito rica em vitaminas e sais minerais. Os nutrientes se concentram mais nas folhas, mas a raiz também tem vitaminas A, B e C (esta última só é aproveitada pelo organismo quando a beterraba é comida crua). Além disso, ela tem ainda cálcio, ferro e açúcar, que lhe confere o seu sabor adocicado.
Escolha beterrabas de cor bem forte e tamanho médio, de 5 a 7 cm de diâmetro, pois são as de melhor sabor e de consistência mais macia - as muito grandes ficam um pouco aguadas depois de cozidas. A casca deve ser lisa e uniforme, sem manchas ou rachaduras. Também é importante que as folhas sejam brilhantes e viçosas, sinal de que o legume está fresco.
Lave bem a raiz sob água corrente, usando um escova macia. Tome cuidado para não romper a casca da beterraba, que é muito fina. As folhas da beterraba devem ser consumidas rapidamente porque estragam com muita facilidade. A raiz, colocada em saco plástico, conserva-se na gaveta da geladeira durante 5 ou 6 dias. A beterraba cozida pode ser conservada por um período maior se for colocada num molho de vinagre ou de azeite. Também pode ser congelada depois de passar por um tratamento especial.

Prevenção de doenças:
A beterraba é uma hortaliça rica em ferro, açúcares, vitaminas e sais minerais. Por ser rica em ferro, é recomendada para tratar anemia e qualquer problema de inflamação. Já os sais minerais — como sódio, potássio, zinco e magnésio — têm a função de: proteger o organismo contra perda excessiva de líquidos, ajudar no bom desempenho das atividades físicas; ativar os tecidos cerebrais e regular as funções musculares e nervosas. As vitaminas (A, complexo B e C) são aproveitadas pelo organismo apenas quando a beterraba é consumida crua.
A beterraba é indicada também para pessoas com problemas intestinais, devido a seu efeito laxante. Além disso, é um ótimo remédio para combater os desarranjos do baço e do fígado. Suas folhas em forma de cataplasma, com um pouco de gordura, são empregadas como refrescantes nas feridas da pele e inflamações em geral.
Para os que sofrem de pedras na bexiga, um remédio eficaz é ferver uma beterraba e tomar seu caldo três vezes ao dia. O suco de beterraba, por sua vez, é tônico, refrescante e diurético, e combate a litíase renal, descongestionando as vias urinárias.
A beterraba é um ótimo alimento para melhorar a resistência do organismo, porque age como restauradora do sangue, aumenta os glóbulos vermelhos e fortalece a medula óssea.
A beterraba auxilia na prevenção e progressão de reumatismos, artrose, artrite e gota. Também é normalizadora da bexiga e vesícula.

Você Sabia?
A beterraba é o vegetal que possui o maior índice de açúcar. Mas, mesmo assim, tem poucas calorias - cerca de 50 por xícara.
Atualmente, muitos cozinheiros jogam fora as folhas da beterraba e só usam a raiz. Porém, nos tempos antigos, apenas as folhas eram comidas. A raiz era usada como remédio para aliviar dores de cabeça e de dentes.
A betacianina, pigmento vermelho da beterraba, é extraída, podendo ser usada como corante natural para alimentos, ou como tintura.


E ainda falando sobre o que decidimos almoçar naquele dia. Aqui está a beterraba com casca (mas lavei bem e depois ralei), salada verde, purê de batata e o filé de salmão. 
Vamos aproveitar melhor os alimentos! Porque se ingerirmos realmente os nutrientes de cada alimento isso ajudará a sacear mais a fome e a manter uma alimentação mais saudável.


Fontes:

http://www.horti.com.br/home/curiosidades/beterraba.htm


http://belezaesaude.dae.com.br/beterraba/


http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/beterraba/beterraba-8.php



Nenhum comentário:

Postar um comentário