quarta-feira, 2 de maio de 2012

Leite de côco também ajuda a manter a forma

Nós já falamos no SEMENTE sobre os benefícios do óleo de côco. Mas o côco é riquíssimo em saúde e é preciso explorar muito sobre ele ainda. 
Há alguns dias a amiga, Letícia Nascimento, que reside em Londres-UK, falou que está consumindo o leite de côco seco. E eu já corri pesquisar sobre o assunto.


E trago aqui no SEMENTE, para dividir com você o que a Letícia e eu descobrimos sobre isso.



O côco é riquíssimo em duas gorduras - o ácido láurico e o monolauril -, que têm tudo a ver com um corpo mais esbelto. De rápida digestão, elas não ficam estocadas nas células. Ao contrário, servem de combustível para gerar energia, evitando assim que se transformem em pneus. 

Essa dupla reduz o percentual de gordura corporal porque os triglicerídios de cadeia média, caso do ácido láurico e do monolauril, favorecem a oxidação de ácidos graxos e a sua utilização como fonte de energia.

Resultado: esse processo combate e diminui os depósitos de gorduras.

O ácido láurico e o monolauril também regulam o funcionamento da tireóide, acelerando o metabolismo orgânico, o que facilita o emagrecimento.

Como se não bastasse, têm uma ação anti-inflamatória a nível celular. 

"Eles aumentam a produção de substâncias protetoras e, ao mesmo tempo, diminuem as concentrações de outras pró-inflamatórias. E isso dá uma grande ajuda no emagrecimento, porque obesidade e sobrepeso são decorrentes de desequilíbrios inflamatórios", explica a nutricionista funcional Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, em São Paulo. 

Apesar de a água-de-coco ser muito usada por quem vive de olho na balança, ela não interfere significativamente na perda de peso justamente por não ser rica nessas gorduras do bem. Mas, claro, a bebida é válida como um refresco leve e nutritivo. 

Mil e uma utilidades O ácido láurico e o monolauril têm ainda outras funções importantes no nosso organismo. Atuam como antivirais, combatem fungos e bactérias, melhoram a resposta imunológica, aumentam o colesterol bom (HDL) e protegem o coração.

Como usar Essa fruta pode entrar no menu regularmente na forma de gordura de côco, encontrada em lojas de produtos naturais, leite de coco, coco desidratado ou natural. 

Quais as quantidades? 

Coco seco: de 20 a 30 gramas, cortado em pequenas lascas, como petisco na hora do lanche aos pedaços. Ele é excelente para reduzir o apetite. 

Coco desidratado: de 1 a 2 colheres de sopa, no iogurte, no suco ou na vitamina. 

Leite de coco: a quantidade fica a seu critério. O importante é adotá-lo com regularidade. Vale usar na preparação de pratos, como peixe, e de suco (misture ½ copo (100 ml) de leite de coco e ½ copo de água, sem adoçar). Nesse caso, prefira bebê-lo antes das refeições para aplacar o apetite. Importantíssimo: a versão light deve ser totalmente descartada, porque os benefícios estão justamente na sua gordura -- lembra? 

Ah, não custa ressaltar o óbvio: doce de coco não pode entrar no cardápio com freqüência. É uma delícia, mas contém muito, muito açúcar. E aí, os quilos que você perdeu fazendo uso da fruta conforme o sugerido, acabam voltando. 

AS VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO LEITE DE COCO



Um dos mais populares condimentos do Brasil pode ser usado de diversas formas e é bastante saudável
O côco é um fruto tropical abundantemente cultivado e é rico em proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas (A, B1, B2, B5 e C) e sais minerais. A polpa extraída desse fruto é ralada e prensada para a obtenção do leite de coco, um produto 100% natural. Para quem se preocupa com saúde e bem estar, ele é um prato cheio, pois além das vantagens nutricionais, é barato, fácil de ser encontrado e muito saboroso.

Os benefícios do uso de leite de coco na culinária são muitos: ele não tem colesterol, o que afasta a possibilidade de doenças cardíacas e hipertensão e contém ferro, que previne a anemia. Além disso, o ingrediente tem mais selênio, ácido fólico e vitamina E – que combatem a formação de radicais livres -, do que o creme de leite e algumas frutas tropicais como acerola, maracujá, abacaxi e graviola. As suas propriedades antioxidantes, mineralizantes e energéticas desenvolvem um papel protetor contra o envelhecimento celular e a arteriosclerose.

São vários os benefícios do leite de coco: ele não possui colesterol, consequentemente previne doenças cardíacas e a hipertensão, evita a anemia por conter alto teor de ferro em sua composição, contém selênio, ácido fólico e é rico em fibras que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e a dar mais saciedade. Além disso, o leite de coco é um excelente combatente de radicais livres, prevenindo assim o aparecimento precoce do envelhecimento.
O leite de coco é encontrado em embalagens de vidro, ajudando a preservar o meio ambiente. O vidro é um material reciclável, inodoro e impermeável, o que o torna mais higiênico sem interferir no aroma e no sabor dos alimentos.

O côco e suas calorias 20 g de polpa do coco bem verde = 35 calorias 
25 g ( que correspondem a 1/8 da fruta em lascas ou 2 colheres de sopa da polpa ralada) da polpa do coco maduro = 75 calorias 

- 1 colher de sopa (10 g) de coco desidratado = 45 cal 
- 1 colher de sopa (20 ml) de leite de coco = 50 cal 
- 1 colher de sopa (10 g) de gordura de coco = 90 cal 
- 1 copo (250 ml) de água de coco = 55 cal 
- 1 colher de sopa (15 g) de doce de coco = 70 cal 
- 1 cocada pequena (50 g) = 160 cal

Ah, e a Letícia contou que ela vem perdendo 1 quilo por semana, seguindo uma alimentação saudável, (usando as sementinhas superpoderosas também) e ingerindo o leite de côco sempre que possível.

Agora fiquei louca de vontade de provar o leite de côco :-)

Beijoooos e tudo de muuuuito bom para você!


Fontes:




2 comentários:

  1. Leticia M Nascimento3 de maio de 2012 11:31

    Que honra Tatinha!!

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  2. Hehehehehe. Honra é o Semente ter vc por aqui ;-) Sua sugestões e dicas sãos empre bem vindas. Beijãooooooo

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