terça-feira, 1 de maio de 2012

Chia: semente rica em saúde e ajuda no emagrecimento

Planta Chia - Salvia Hispanica
As sementes de chia são um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, porque são uma excelente fonte de fibra, com antioxidantes e minerais, e a fonte vegetal conhecida mais rica em ómega 3. Ainda mais rica do que a Quinoa, por exemplo. Estas sementes são originárias da planta do deserto Salvia Hispanica, da família da menta, no sul do México. Há sementes cinzentas, castanhas, pretas e brancas. A variedade de sementes brancas é designada como Salba. Na Era Pré-Columbiana, as sementes de chia eram um componente das dietas aztecas e maias. A chia representava a ração de sobrevivência dos guerreiros aztecas. 2 colheres de sopa destas sementes conseguiam suster um guerreiro que marchava durante 24 horas. 


Os Maias e os Astecas eram grandes apreciadores das sementes de chia, que além de ocupar uma parte importante de sua alimentação (parece que depois do milho e do feijão, era o vegetal mais consumido), também era usado como moeda. Elas ficaram confinadas lá no México, onde nunca deixaram de ser cultivadas, até o pessoal natureba descobrir, alguns anos atrás.


A chia, assim como a linhaça, é uma semente mucilaginosa, ou seja, em contato com líquidos se transforma em gel (graças ao grande teor em fibras), o que diminui a velocidade em que o organismo assimila os açúcares (carboidrato também é açúcar). As sementes absorvem 12 vezes seu peso em água, hidratando o corpo e protegendo a mucosa do intestino. Como se isso tudo não fosse suficiente, chia é facílima de ser digerida. 


Fibra
“A semente de chia apresenta alto teor de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que dilata o estômago”, conta a nutricionista. 
Estudos apontam que o consumo da chia pode auxiliar na perda de peso, pois auxilia na redução do apetite. Além disso, a formação desse “gel” aumenta o volume do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e melhorando o funcionamento do intestino. O “gel” formado pela fibra em contato com líquido auxilia ainda no tratamento e prevenção de doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Parte da glicose e gordura em excesso permanecem retidos na fibra, sendo eliminados através das fezes.
Proteína
“Outra característica é que a semente apresenta maior teor de proteína quando comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo. Por isso, o consumo da chia pode beneficiar vegetarianos, pois complementa o fornecimento deste nutriente na dieta”, afirma. 
A chia pode ser utilizada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes, por ter nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte protéico quando comparados a indivíduos sedentários.
Vitamina e Minerais
Chia é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, de minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. “Por ser boa fonte de cálcio é uma excelente opção para aqueles que apresentam osteopenia e osteoporose. Para crianças e gestantes, o cálcio é importante para a formação da massa óssea”, explica Thais.
Antioxidantes
Os radicais livres são produzidos diariamente em nosso organismo, durante a respiração, digestão dos alimentos, exposição à poluição, dentre outros. Os radicais livres podem danificar as células levando desde envelhecimento precoce até doenças como câncer. Os antioxidantes são capazes de bloquear o efeito prejudicial dos radicais livres. A maioria dos antioxidantes são encontrados em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Importantes antioxidantes encontrados nas sementes de chia são o ácido caféico e ácido clorogênico. Estudos indicam que o consumo de altos níveis de alimentos e bebidas ricos em compostos antioxidantes podem proteger contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.



A chia promete um caminhão de vantagens para a saúde. Riquíssima em uma série de nutrientes, o grão também pode ser um grande aliado da dieta, dizem especialistas.

Ela está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas.

Não se pode exagerar no consumo da sementinha emagrecedora, por ela ser calórica.


A médica Marcella Garcez Duarte, membro da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), explica como a chia deve ser consumida para se tornar uma aliada no emagrecimento.
- Como os carboidratos integrais, a chia demora para ser absorvida pelo organismo. Para ser uma aliada do emagrecimento, deve substituir alguma fonte de carboidrato e não complementar a dieta.
Como prepará-la


A Chia pode ser consumida crua, de várias maneiras. Ela também pode substituir ovos em bolos e pães, exatamente como a linhaça. Outra forma é: misture uma 1colher de sopa de chia com 1/2 xícara de água e deixe hidratar meia hora, mexendo de vez em quando. No final desse tempo um gel terá se formado. Você também pode preparar uma quantidade maior e deixar na geladeira. O gel de chia se conserva alguns dias, sem perder os nutritentes. Em seguida esse gel pode ser consumido de várias maneiras. Chia não tem absolutamente gosto nenhum e tem uma textura idêntica à sementes de tomate. Por ter sabor neutro pode ser misturada com outros alimentos sem alterar o gosto original. Você pode juntar o gel à papa de aveia (depois de pronta) ou vitaminas de frutas, por exemplo. Fica ótimo também com iogurte.


CHIA uma sementinha superpoderosa:

  • A semente de Chia, possui cinco vezes mais cálcio que o leite;
  • Duas vezes mais potássio que as bananas;
  • Três vezes mais antioxidantes que as famosas uvas-do-monte;
  • Três vezes mais ferro que o espinafre;
  • É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem precisa;
  • São também extremamente ricas em fibras, vitaminas e minerais, sendo a fonte vegetal mais rica que se tem conhecimento até hoje;
  • Contém mais ômega 3 que o salmão ou a linhaça, se tornando um dos superalimentos mais potentes, funcionais e nutritivos do Mundo.
A composição da chia pode ser comparada com a de outras sementes mucilaginosas como a linhaça e o psílio. Ao contrário da linhaça, a chia não contém fatores anti-nutricionais, fatores que no caso da linhaça limitam a sua utilização sem o cozimento preliminar. Fatores anti-nutricionais são os glicósidos cianogénicos ou linatina, que são antagonistas da vitamina B6, o que na realidade quer dizer que impedem a vitamina B6 de actuar no metabolismo. Além disso, a chia tem um sabor muito mais agradável do que a linhaça.
Atualmente a chia é cultivada para fins comerciais no México, Bolívia, Colômbia, Peru e Argentina.

Análise nutricional (100g):
  • Energia: 2471 KJ / 595 Kcal;
  • Proteínas: 16g;
  • Hidratos de carbono: 44g;
  • Lípidos: 31g.
Benefícios da Chia:
  • As sementes de Chia são o sonho de quem faz dieta, pois eliminam a fome por aumentarem o seu volume evitando assim o desejo de ingerir mais alimentos e além disso limpam o corpo das toxinas dos intestinos;
  • Elimina os desejos constantes de petiscar comida;
  • Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia e diminuindo o risco de diabetes tipo 2;
  • Ajudam a regular o trânsito intestinal, previne diverticulos (diverticulose), pois a sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico;
  • Ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicéridos;
  • São também muito benéficas para desportistas, pois por serem hidrofilicas, e absorverem até 10 vezes o seu peso em água, mantêm o corpo hidratado.
Dicas rápidas:
  • No caso de refluxo gastro esofágico, colocar 1 colher de chá de sementes de Chia num pouco de água, mexer e beber de imediato. Aguardar uns minutos e depois beber 1 copo cheio de água.
    Isso ajuda a absorver o excesso de ácido;
  • Pode ser adicionada a sumos e batidos, iogurtes, saladas, cereais, sopa;
  • Pode ainda moê-las e adicioná-las na farinha para fazer pão;
  • Também pode usá-las como bebida fresca, colocando 2 colheres de chá de sementes de chia em 250 ml de água, mexendo e deixando repousar até criar um líquido ligeiramente gelatinoso;
  • Como as sementes conseguem absorver várias vezes o seu peso de água formando uma espécie de gelatina são ótimas como substituto do ovo.

Gostou de saber mais sobre a CHIA ;-)
Interessante saber o que uma semente pequenina pode fazer por mim e por você, não é?
Eu comecei a adicionar ela em bolos e pães. Experimente você também. Mesmo que você não queira emagrecer vale a pena consumi-la pelos seus nutrientes ;-) Pela sua saúde!

Beijos e até mais


Fonte:


4 comentários:

  1. Parabéns pela postagem!!!!!

    ResponderExcluir
  2. adorei saber um pouco mais da chias e eu fazendo sacrifícios para emagrecer. obrigada!!1

    ResponderExcluir
  3. Experimente e depois conta para o SEMENTE como foi :-) Obrigada pela visita. Beijos

    ResponderExcluir