Você já ouviu falar da quinoa?
A Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.; Amaranthaceae) é uma planta nativa da Colômbia, Peru e Chile, que produz um grão considerado importantissímo para a saúde. É considerado o grão mais completo do mundo.
É muito nutritivo e ajuda a emagrecer!
Uma porção de 100 g contém 374 calorias. Parece muito, né? Mas, apesar de calórica, a Quinoa ajuda a perder peso.
É que ela possui muitas fibras, o que aumenta a sensação de saciedade durante as refeições, melhora o funcionamento intestinal e reduz a absorção de lipídeos. Além de ter proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico (que demoram mais para ser digeridos), o cereal é ótima fonte de vitamina D (ajuda na absorção de cálcio), vitamina E (antioxidante) e vitaminas do complexo B (bom para o metabolismo celular), e de minerais, como ferro, magnésio, zinco e potássio.
Quer mais benefícios? A quinoa faz bem para o coração, pois é rica em ácidos graxos poli-insaturados, substâncias que auxiliam na redução de colesterol e triglicérides, evitando problemas cardiovasculares.
Essa sementinha também deixa a memória afiada! É que ela contém aminoácidos relacionados ao desenvolvimento da inteligência, à rapidez de reflexos e à facilidade de aprendizagem.
Outra vantagem da quinoa é não ter o glúten em sua composição, dessa forma as pessoas com intolerância ao glúten, a chamada doença celíaca, também podem desfrutar deste alimento.
O recomendável é consumir três colheres (sopa) por dia do grão. Ele é processado em três formas: flocos (ideal para comer com frutas e sopas ou em barrinhas de cereais), grãos (pode substituir o arroz integral) e farinha (usada no lugar da farinha branca em diversas receitas, como pães e massas).
Conheça as propriedades nutricionais da quinoa
Em 100g de quinoa:
Como você pode perceber é um alimento bastante nutritivo, mas assim como qualquer outro alimento é importante consumi-lo como parte de uma alimentação saudável e balanceada.
Um pacote de Quinoa (orgânica) de 500g custa £3.49
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário