quinta-feira, 19 de abril de 2012

GNOCCHI by Malone

Quando começamos a cuidar da saúde e temos apoio das pessoas que nos cercam, familiares e amigos, fica tudo mais fácil para continuarmos com os cuidados necessários, não é mesmo? Somos uma máquina perfeita e encontramos na natureza tudo o que o nosso organismo precisa para ser saudável através da alimentação. Claro, que algumas doenças surgem por outros fatores podem ser genéticos ou outros. Mas a descoberta ou redescoberta dos nutrientes tem feito muita gente buscar cada vez mais informação sobre o assunto e também buscar mais disciplina ao se alimentar.

A receita do Bolo Saudável está sendo um sucesso, mas é claro que não podemos viver só de bolos... 

Então aproveitamos para dividir com você uma deliciosa receita de GNOCCHI. E esta receita leva os créditos de Malone Herbers Knoner, fotógrafa ( este é o site dela http://mherbersphotography.com/) que reside em Londres. Ela é preocupadíssima com a saúde. Recentemente ela descobriu que tem Intolerância a lactose. 

"Esta receita ainda é um projeto, foi a primeira vez que eu fiz e realmente ficou melhor do que esses gnocchis empacotados que se compra no mercado, mas talvez por ser feita com farinha integral, não foi a receita mais leve que eu já provei. Por favor, façam a receita, modifiquem como quiserem, e quando tiverem alguma dica, eu aceito!", diz Malone.

Receita:
1 batata doce média
1 colher de chá de oléo de côco (mas deve funcionar com outro tipo de oléo ou margarina também)
sal e alho amassado a gosto
1 gema
1-1/2 xicara de farinha de trigo integral

Cozinhe a batata doce (no microondas, na steamer, na panela, como preferir) e quando estiver cozida, descasque e amasse com um garfo. Leve a uma vasilha grande ou superficie lisa e larga. Acrescente o oléo e espere esfriar por alguns minutos. Acrescente a gema (se quiser fazer uma receita dobrada, eu acho que dá para por o ovo inteiro) e misture 
bem, ainda com o garfo. Vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, misturando bem. Chegará um ponto que você poderá amassar com as mãos, amasse bem para a massa ficar macia, na minha opinião, quanto menos farinha, mais macia a massa fica. Na superficie lisa e enfarinhada, faça rolos fininhos e compridos, com mais ou menos um centimetro e meio de largura, e corte os pedacinhos, que ja irão tomar a forma de gnocchi. Numa panela grande, ferva água e adicione um pouco de azeite. Separe a massa em porções. Com o fogo médio, coloque uma porçao para cozinhar de cada vez, deixe cozinhando até a massa flutuar, e retire com uma escumadeira.

O molho fica a seu critério. O meu molho favorito seria o molho de tomate com bastante mozzarela que comi na minha lua de mel em Veneza, mas como vocês já sabem, não posso mais comer queijo. O meu eu fiz da seguinte forma: Numa panela, fritei um pouco de alho e orégano, acrescentei mushroom fatiado, e quando ele corou eu adicionei o sal, adicionei ervilha já cozida, e cream cheese (de tofu, já que não posso comer o normal), mexi até ferver.



Obrigada Malone pela sua colaboração. Vamos variar nossa alimentação? 
O Gnocchi da Malone daria um ótimo almoço, não? 

2 comentários:

  1. Ameeeii Tati! Tomara que td mundo goste, e consiga acertar na receita.. Pq gnocchi eh chatinho, neh?!
    Beijao!!

    ResponderExcluir
  2. Malooone, muito origada por colaborar conosco ;-) Suas dicas e receitas serão sempre bem vindas. É um prazer ter vc como parceira.

    Bjãooooooo

    ResponderExcluir