quarta-feira, 23 de maio de 2012

Quinoa no prato


Já falamos aqui sobre os benefícios da quinoa ou quinua ;-)


Hoje estamos trazendo para você uma opção de prato para variar seu cardápio. Já preparou quinoa no lugar do arroz? Então é isso que vamos ter para o almoço hoje ;-)

E a sugestão é da Karen Cavalcante. Olha só o que ela diz:

"Na verdade ontem cheguei em casa e fui fazer aquela salada de macarrão, mas ai resolvi lavar a quinoa para tirar a possível saponina. Como eu não tinha uma peneira comecei a perder uns grãozinhos da quinoa caríssima. E ai pensei como isso vai secar pra eu guardar?! Ai lembrei do arroz e fiz. Ou seja não era meus planos mas amei rsssssss."

A Karen preparou sem querer querendo um "arroz" de quinoa. Ela disse que preparou ele da mesma forma que normalmente se prepara o arroz.

Quinoa by Karen







Mais opções de como usar a quinoa em suas refeições:

  • Tente estas formas de preparo: 1 xícara de quinoa, 2 xícaras de legumes (ou de caldo de galinha, ou água e sal o suficiente para dar sabor). Um tablete será mais que suficiente, mas se você for utilizar algum caldo em tablete, não utilize também o sal. Você também pode usar outros temperos: alho, curry, molho italiano, manteiga, salsa, pimenta, pimentão, ... O que você puder se lembrar!
  • Enxágue a quinoa. Embora a maioria das quinoas embaladas já tenham sido limpas, é necessário enxaguar as sementes porque são naturalmente recobertas com saponina, uma substância amarga que protege a quinoa contra os pássaros. Encha uma tigela com água quente, coloque a quinoa, enxágue completamente 3 vezes, agitando com a mão e escorrendo completamente a água. Você também pode deixá-la de molho por quinze minutos se estiver usando água fria, e escorrer muito bem depois.
  • Em uma panela média, coloque duas xícaras de água, ou encha completamente e leve a ferver. Então, coloque a quinoa e o sal, ou outro tempero qualquer, mexendo de vez em quando com uma colher. Leve a ferver novamente, cubra, reduza o calor e deixe ferver por 15 minutos. Algumas pessoas preferem usar 3 xícaras de água, e escorrer o excesso de água quando a quinoa ficar macia, e então ferver por 15 minutos. Quando você vir que os grãos tornaram-se  transparentes com linhas brancas em volta, a sua quinoa está pronta. Deixe descansar, com tampa, por 5 minutos.
 Solte os grãos com auxílio de um garfo, e sirva. Se você usa arroz, este é um substituto muito mais saudável. Rodelas de cebolas fritas dão um toque muito bom!
Bem estas são as dicas de hoje.
Obrigada Karen mais uma vez pela sua colaboração ;-)
Obrigada a você que está sempre acompanhando o SEMENTE.

Beijos e até o próximo :-*



Fonte:
http://www.comofazertudo.com.br/como-usar-quinoa-em-suas-refei%C3%A7%C3%B5es

Nenhum comentário:

Postar um comentário